RELATO DE EXPERIÊNCIA: a importância do estágio no Instituto Municipal Nise da Silveira na Formação do estudante de biblioteconomia.

TítuloRELATO DE EXPERIÊNCIA: a importância do estágio no Instituto Municipal Nise da Silveira na Formação do estudante de biblioteconomia.
Tipo de publicaçãoTrabalho apresentado em evento
Autoresde Moraes, Pablo Mastrangelo Silva, and Romeiro Nathália Lima
Tipo de trabalhoRelato de experiência
Nome do evento

XIV EREBD Sul – Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação

Instituição / UniversidadeUniversidade Federal de Santa Catarina
CidadeFlorianópolis
Ano2012
Data04/2012
Núm. de páginas8
Resumo

O trabalho apresenta o relato de experiência do estágio de biblioteconomia, evidenciando a função de preservação e conservação de acervos bibliográficos como essencial na formação do estudante de bacharelado e licenciatura em Biblioteconomia. O objetivo é dissertar sobre as práticas de higienização para preservação do acervo da biblioteca do Instituto Municipal Nise da Silveira, localizado no bairro Engenho de Dentro, cidade do Rio de Janeiro - RJ. Dissertaremos sobre as condições do acervo, e a tarefa executada como estagiários desta biblioteca, que tem como principal missão preservar a memória de mais de um século de artigos, livros e periódicos da área médica, mais especificamente a Psiquiatria, bem como demais temas que envolveram a história da loucura no Rio de Janeiro, no Brasil e em diversos países. A metodologia adotada são os procedimentos de higienização descritos no decorrer do trabalho bem como o estudo teórico a cerca da importância da preservação de acervos. Assumimos como resultados a higienização de aproximadamente 30.000 periódicos no período de seis meses como estagiários no Instituto. A experiência neste estágio tornou possível criar uma mentalidade “preservadora” para que não seja necessário reparos maiores como a conservação e restauração de acervos físicos, aos quais poderemos trabalhar no decorrer de nossas carreiras.

Palavras-chaveA. Aspectos teóricos e gerais de bibliotecas e informação, DK. Bibliotecas de Saúde e Medicina., Preservação. Conservação. Estágio. Acervo.
AnexoTamanho
trabalho_EREBD_SUL Estágio - relato de experiência.pdf (0)353.34 KB