As práticas informacionais das profissionais do sexo da zona boêmia de Belo Horizonte

TítuloAs práticas informacionais das profissionais do sexo da zona boêmia de Belo Horizonte
Tipo de publicaçãoTrabalho acadêmico
Silva, Ronaldo Alves da
Instituição / UniversidadeUFMG
CidadeBelo Horizonte
Ano2008
Resumo

Descreve e analisa as práticas informacionais das profissionais do sexo da zona boêmia de Belo Horizonte. Utiliza para isso a base teórica dos estudos de usuários de informação e do paradigma social da Ciência da Informação. Neste trabalho buscamos investigar as práticas informacionais de um grupo heterogêneo, que ainda não ganhou a configuração “oficial” de grupo profissional: as profissionais do sexo. Estabelecemos quatro eixos para a análise destas práticas: os aspectos trabalhistas que envolvem a atividade, a legislação penal que incide sobre ela, as questões de saúde das mulheres e os aspectos de seu cotidiano. Foram sujeitos da pesquisa, as profissionais do sexo que trabalham em hotéis da Rua dos Guaicurus. No decorrer do trabalho percebemos que os eixos não teriam a mesma importância na visão das profissionais. O caráter transitório da atividade provoca a baixa identificação das mulheres com as questões sobre trabalho e legislação. A saúde ganha mais importância em seu discurso por causa do impacto imediato que este assunto tem em suas vidas; principalmente os problemas relativos às doenças sexualmente
transmissíveis. Percebemos que as profissionais estão inseridas em contextos informativos diversificados, tendo acesso a diferentes produtos e discursos informacionais. Suas práticas são influenciadas pelo caráter transitório de seu trabalho, mas também pelo ambiente informacional dinâmico em que se encontram.Constatamos que as informações são recebidas e reconstruídas pelas profissionais, ganhando novos significados e relevância. As profissionais são, pelo contexto dinâmico em que estão inseridas, usuárias e produtoras de informação sobre seu trabalho e seu cotidiano.

Palavras-chaveA. Aspectos teóricos e gerais de bibliotecas e informação, BA. Uso e impacto da informação., CB. Estudos de usuário.
Tipo de trabalhoDissertação
URLhttp://hdl.handle.net/1843/ECID-7NXHYA
AnexoTamanho
Dissertação.pdf (0)862.54 KB