ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO USO DE MICROBLOGS EM BIBLIOTECAS E UNIDADES DE INFORMAÇÃO

TítuloANÁLISE E AVALIAÇÃO DO USO DE MICROBLOGS EM BIBLIOTECAS E UNIDADES DE INFORMAÇÃO
Tipo de publicaçãoTrabalho apresentado em evento
Autoresda Câmara, Rafael Silva
Tipo de trabalhoAnais Eletrônicos do XIV Encontro Regional de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação
Instituição / UniversidadeUFRN
CidadeNatal
Ano2011
Resumo

Destaca o crescimento incessante da gama de serviços de informação e comunicação disponíveis na internet para os usuários da web 2.0. Relata o uso do microblog como uma nova ferramenta web 2.0 utilizada para o intercambio de informações instantâneas entre os usuários dentro de suas áreas de interesse. Conceitua e caracteriza a ferramenta microblog e, de modo específico, analisa os recursos disponíveis no Twitter, um microblog em constante expansão, como exemplo para melhor compreensão. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e eletrônica associada a pesquisas no Twitter, buscando identificar páginas de interesse para os estudantes e profissionais da informação a partir dos critérios de avaliação de fontes de informação na internet propostas por Tomaél, Alcará e Silva (2008). Constata que o microblog é uma ferramenta que auxilia as unidades de informação na disseminação da informação e dos serviços, como também aproxima às unidades de informação aos usuários e melhora seu relacionamento.

Abstract

Highlights the continued growth in the range of information and communication services available on the Internet for users of Web 2.0. Reports microblogging as a new web 2.0 tool used for the instant exchange of information between users within their areas of interest. Defining and characterizing the microblogging tool and, in particular, examines the resources available on Twitter, a microblogging constantly expanding, as an example for better understanding. Uses the methodology of the research literature and the research associated electronics on Twitter, trying to identify pages of interest to students and information professionals from the criteria for evaluating sources of information on the Internet by Tomaél proposals, raised and Silva (2008). Notes that microblogging is a tool that helps intelligence units in the dissemination of information and services, as well as approaches to units of information to users and improve their relationship.

Key-words: Microblogs. Web 2.0. Information services and communication. Dissemination of information.

Palavras-chaveA. Aspectos teóricos e gerais de bibliotecas e informação, Microblogs. Web 2.0. Serviços de informação e comunicação. Disseminação da informação.
Full Text

Anais Eletrônicos do XIV Encontro Regional de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação

AnexoTamanho
ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO USO DE MICROBLOGS EM BIBLIOTECAS E UNIDADES DE INFORMAÇÃO.pdf (0)1.66 MB