NOVAS PRÁTICAS DE ACESSO A INFORMAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO: um estudo de caso com a Biblioteca Parque Manguinhos, a primeira biblioteca parque do país.

TítuloNOVAS PRÁTICAS DE ACESSO A INFORMAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO: um estudo de caso com a Biblioteca Parque Manguinhos, a primeira biblioteca parque do país.
Tipo de publicaçãoTrabalho apresentado em evento
Autoresdos Saraiva, Alex Reis, and de Assis Felipi Correa
Tipo de trabalhoAnais Eletrônicos do XIV Encontro Regional de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação
Instituição / UniversidadeUNIRIO
CidadeRio de Janeiro
Ano2011
Resumo

Aborda o papel das bibliotecas como transformadoras sociais. Apresenta um estudo de caso com a Biblioteca Parque Manguinhos, pioneira no Brasil, localizada no Complexo de Manguinhos, um bairro formado por 16 comunidades localizado na zona norte da cidade do Rio de Janeiro que infelizmente foi esquecido durante anos pelos governantes. Alocada em uma área de 2.3 mil metros quadrados e com um acervo de 25 mil itens abordando praticamente todos os campos do conhecimento e 650 filmes, a Biblioteca Parque Manguinhos é inspirada nas bibliotecas parque de Medelín e Bogotá. Bem mais que uma biblioteca no conceito tradicional, trata-se de um espaço cultural e de convivência, que oferece à comunidade serviços como, brinquedoteca, seção de periódicos, sala multiuso para reuniões da comunidade, um setor específico em braille voltado a leitores especiais, biblioteca digital, DVDteca, internet comunitária e rede wi-fi, sempre voltada à atualização frente às tecnologias da informação, além de servir como palco de inúmeras atividades de cunho cultural e educacional com atividades de incentivo a leitura, contação de estórias, peças teatrais, etc. com o propósito de inserir a comunidade na chamada “sociedade da informação”, formando cidadãos conscientes, a fim de construir uma sociedade mais justa e igualitária. Tratando-se de um espaço cultural, a biblioteca põe em prática a ética e o papel social do bibliotecário: o acesso à informação, educação e cultura para a comunidade em geral, enfatizando que a biblioteca além de funcionar como um espaço de leitura e pesquisa, também pode também ser um centro de cultura e lazer.

Abstract

Discusses the role of libraries as social processing. Presents a case study with the Library Park Manguinhos, a pioneer in Brazil, located in the Complexo de Manguinhos, a neighborhood made up of 16 communities located in the northern city of Rio de Janeiro that unfortunately was overlooked for years by governments. Allocated in an area of 2.3 thousand square meters and with a collection of 25,000 items covering almost all fields of knowledge and 650 films, the Library Park Manguinhos park is inspired by the libraries of Medellin and Bogota. Much more than a library in the traditional concept, it is a cultural space for living, which provides community services such as, toy section of periodicals, multipurpose room for community meetings, a specific sector in Braille readers turned to special digital library, DVD library, internet community and wi-fi, always facing forward to the update of information technology, besides serving as host to numerous cultural oriented activities and educational activities to encourage reading, storytelling, drama, etc.. in order to enter the community in the "information society ", making people aware in order to build a more just and egalitarian society. Being a cultural space, the library implements the ethical and social role of librarians: access to information, education and culture to the wider community, emphasizing that the library also functions as a space for reading and research, also can also be a center of culture and leisure.

Key-words: Libraries park. Cultural Centers. Information Society. Ethics of the librarian.

Palavras-chaveA. Aspectos teóricos e gerais de bibliotecas e informação, Bibliotecas parque. Centros culturais. Sociedade da informação. Ética do bibliotecário.
Full Text

Anais Eletrônicos do XIV Encontro Regional de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação

AnexoTamanho
NOVAS PRÁTICAS DE ACESSO A INFORMAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO um estudo de caso com a Biblioteca Parque Manguinhos, a primeira biblioteca parque do país..pdf (0)190.4 KB