BIBLIOTECA PARQUE MANGUINHOS: um modelo de inclusão social

TítuloBIBLIOTECA PARQUE MANGUINHOS: um modelo de inclusão social
Tipo de publicaçãoTrabalho apresentado em evento
AutoresPaes, Michele Sales, da Rios Patrícia Silva, and de Silveira Thais Souza
Tipo de trabalhoAnais Eletrônicos do XIV Encontro Regional de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação
Instituição / UniversidadeUNIRIO
CidadeRio de Janeiro
Ano2011
Resumo

Apresenta o histórico da primeira Biblioteca Parque construída no país, situada no Rio de Janeiro no conjunto de comunidades de Manguinhos, Jacarezinho considerada a segunda maior comunidade da América Latina e outras comunidades carentes em torno. Salienta sua importância para os moradores da região e toda a população do Rio de Janeiro. A construção do espaço foi vista como necessária para a integração social e acesso a cultura na região com a finalidade, de despertar o interesse dos moradores e da sociedade, para incentivo a leitura e a construção de novos conhecimentos, com isso a biblioteca trouxe melhorias na qualidade de vida dos seus freqüentadores. Expõe o espaço físico desta Biblioteca Pública pioneira no Brasil, com uma infra-estrutura de nível internacional, e as diversas atividades desenvolvidas nesse espaço para incentivo a leitura, inclusão digital, projetos pedagógicos, ambientais com atividades para os adultos e crianças com a preocupação de incluir pessoas da comunidade no desenvolvimento dos projetos acrescentando a cultura em geral na comunidade. Aponta a Biblioteca Parque Manguinhos como um ambiente de convivência na comunidade, que proporciona uma nova visão do conhecimento, e a visão de que a biblioteca é um espaço cultural e a sociedade responde positivamente a esse espaço.

Abstract

Presents the history of the first library built in the country park, located in Rio de Janeiro as a whole community of “Manguinhos”, “Jacarezinho” considered the second largest community in Latin America and other underserved communities around. Emphasizes its importance to local residents and the entire population of Rio de Janeiro. The construction of the space was seen as necessary for social integration and access to culture in the region with the purpose of arousing the interest of the residents and society, to encourage reading and buildnew knowledge, the library has brought with it improvements in the quality life of its users. Exposes the physical space of Public Library pioneer in Brazil, with an infrastructure of international level, and the various activities in this space to encourage reading, digital inclusion, educational projects, with environmental activitie for adults and children with the concern include people in community development projectsadding to the culture at large in the community. Points to Manguinhos Library Park as a living environment in the community,providing a new vision of knowledge and vision that the library is a cultural society and responds positively to this space.

Keywords: Inclusion. Manguinhos Park Library. Public Library.

Palavras-chaveA. Aspectos teóricos e gerais de bibliotecas e informação, Inclusão Social. Biblioteca Parque Manguinhos. Biblioteca Pública.
Full Text

Anais Eletrônicos do XIV Encontro Regional de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação

AnexoTamanho
BIBLIOTECA PARQUE MANGUINHOS um modelo de inclusão social.pdf (0)261.83 KB